sábado, 10 de dezembro de 2011

Tentativa vetada

No dia de ontem, quando foi anunciado oficialmente o início da nova temporada da NBA, David Stern o comissário responsável da liga vetou uma proposta gigantesca que envolvia três times do oeste, Lakers, New Orleans Hornets e Houston Rockets.


Os times só esperaram começar o dia 9 para anunciar a negociação que já estava acordada. O time angelino iria trocar Lamar Odom e Pau Gasol para obter Chris Paul. Sem colocar as mãos em pau Gasol, o time de New Orleans já iria mandá-lo para Houston, em troca de três jogadores, o argentino Luis Scola, Kevin Martin e Goran Dragic.

A princípio, quem sairia ganhando nisso tudo seria o NOH, que pertence à NBA e tendo o poder de não aceitar a devida proposta, mas parece algo tão idiota a ser feito, pois olhando pelo lado de elenco, o time da Louisiana ficaria com um time competitivo. Mas, pressionado pela maioria das franquias da competição, Stern teve que vetar a tal transferência.

Mas temos que concordar que David Stern fez o certo em vetar a transferência, pois se essa fosse concretizada, o time da Califórnia iria ficar um um time mais forte do que já é e isso provocaria a desigualdade na competição, como é no NBB (Flamengo e Brasília predominam e agora entra o Pinheiros) e no campeonato espanhol. Então, o forte fica cada vez mais forte e o fraco cada vez mais fraco, e isso não pode acontecer, se não a NBA perde sua graça. 

Depois de todo esse transtorno de vetação e pensando que o Hornets perdeu a grande chance de ter um time competitivo, parece que os três times (Lakers, Hornets e Rockets) vão sentar e tentar melhorar a proposta para que, no final de tudo, L.A. fique com o CP3, Houston fique com Gasol e que o New Orleans seja o mais favorecido nisso tudo.

Então quer dizer que a proposta feita ontem foi ruim para o NOH? Se olharmos pelo lado financeiro sim. Com Chris Paul, o time da Louisiana gasta 16,3 milhões de dólares, mas se o acordo fosse concretizado, esse montante subiria para 31 milhões por temporada, para manter Luis Scola, Kevin Martin, Lamar Odom e Goran Dragic. 

Então, com um aumento de 14,7 milhões em sua folha salarial, como o time, que é falido e não consegue arrumar um comprador, vai manter esse elenco? E por que o Houston trocaria dois jogadores importantíssimos de seu elenco para ter apenas um? Difícil entender isso, não? A única coisa que ficou clara ai é que o único beneficiado disso tudo seria o Lakers, que dispensaria dois caríssimos salários para ter contratar apenas um que vale 16,3 milhões. Logo me parece que David Stern fez ao certo quando vetou, ou por pressão ou pelo fator o melhor para o NOH, a transferência. Agora é esperar para ver o desenrolar dessa história, pois como dito acima, os times vão se reunir de novo para melhorar essa proposta.

Nenhum comentário: