quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ricky Rubio fala ao PapoBasquete

Ricky Rubio, garoto com 20 anos, mas quando ficou conhecido pelo mundo, tinha apenas 17 anos. Uma criança que, da noite para o dia, valia milhões de euros. Em 2008 foi convocado para jogar, ao lado de seus ídolos (segundo ele), a Olimpíada de Pequim. Chegou na final do basquete, contra o EUA. Eu lembro daquela final. Espetacular!!!


Logo depois de servir a seleção, Ricky voltou para seu time, naquela época, o DKV. Então mexi meus pauzinhos para fazer, para você, querido leitor, uma entrevista com o "garoto-sensação" do momento. Isso foi em 2009, um ano depois das Olimpíadas. Como parei de escrever nos blogs e sites e depois recebi as respostas, guardei a entrevista para que, quando eu voltasse a escrever, postasse aqui para vocês. Então, temos algumas respostas desatualizadas.

Qual a emoção de jogar uma Olimpíada com aos 17 anos ao lado de Pau Gasol - um astro do basquete espanhol - e contra os melhores do mundo (a seleção dos EUA que contava com grandes nomes, como LeBron, Kobe e Wade)? É enorme, pois quase dois anos atrás era eu quem os via pela televisão e pedia autógrafos, pois são meus ídolos. Foi uma experiência incrível.

Aqui no Brasil, Oscar Schimidt disse que você será um dos melhores, pois com pouca idade já mostra tamanha habilidade e uma mente trabalhada, coisa de gente grande. Você acha que tem toda essa capacidade para colocar em prática e, um dia realizar o que Oscar falou sobre você? Amigo, eu não sei. O que te asseguro é que seguirei trabalhando e me empenhando ao máximo para conseguir.

Você poderia pensar que algum dia seria tão especulado pelos times da NBA e que o mundo inteiro iria saber quem você é? A verdade é que desde pequeno, todo mundo se imagina que pode estar entre os melhores do mundo e a maior ilusão é jogar na NBA, mas não, nunca pensei que iria ser tão cedo.

Se não fosse um jogador de basquete, qual esporte escolheria para tentar a carreira? Eu escolheria futebol. Sou apaixonado. Adoro mesmo, mas ainda prefiro o basquete.

Um dos pontos mais criticados do seu jogo é o seu arremesso. Há um plano em particular para melhorar esse quesito? Tenho que treinar mais. Eu confirmo que estou abaixo do esperado, mas trabalharei para melhorar. Este ano, devido a lesão, não tenho trabalhado muito por agora, mas quando me recuperar, penso em fazer todo o treinamento.

Qual é o maior jogador de todos os tempos para você? Qual é o seu ídolo em atividade? E qual seria a seleção perfeita para você? Michael Jordan foi o maior desportista de todos os tempos, não há dúvidas. Agora sobre o que está em atividade, pra mim é Chris Paul (armador do New Orleans Hornets). Ele é uma referência para mim, sua habilidade de infiltração e jogo me impressionam. E sobre a seleção? Ah, não tem como dizer apenas 12 nomes, pois há muita, muita qualidade pelo mundo.

Huertas, quando era seu parceiro de time no DKV, disse que você é muito talentoso. O que pode nos contar da sua relação com Marcelo Huertas naquela época? Huertas é um grande amigo e jogador. Tem muita habilidade. É um grande defensor e arremessador. É uma excelente pessoa, dentro e fora das quadras.

Como é lidar com a fama mundial já aos 17 anos de idade? Tem vez, quando eu saio, queria passar despercebido pelas ruas, mas logo penso de quando eu era criança e queria ser um nome do basquete e sair por ai, dando autógrafos. E como vemos por ai sobre fãs que enlouquecem, espero nunca passar por um assédio doentio ou ser ameaçado por uma fã. Espero o respeito assim como dou.

--------------------------------------------------------------

Essa entrevista, como disse no começo, foi feita em 2009, logo você poderá notar alguns assuntos bem antigos.

Atualmente Ricky Rubio está já assinou contrato com o Minnesota Timberwolves, dois anos depois de ser draftado. Agora é só esperar para vê-lo atuar na NBA e ver se lá ele melhorará o seu arremesso, assunto tratado na entrevista e que, pelo que se vê, não foi tão trabalhado assim.


ps.: A entrevista foi feita com a ajuda de Guilherme Tadeu, que na épora era do Draft Brasil, mas agora está no Giro No Aro.

Nenhum comentário: